terça-feira, setembro 19, 2006

Aqualtune

"Aqualtune, filha do rei do Congo, viveu no século XVII. Comandou um exército de dez mil homens quando os Jagas invadiram o seu reino. Derrotada, foi levada como escrava para um navio negreiro e desembarcada em Recife. Obrigada a manter relações sexuais com um escravo, para fins de reprodução, já grávida foi vendida para um engenho de Porto Calvo, onde pela primeira vez teve notícia de Palmares. Nos últimos meses de gestação organizou a sua fuga e a de alguns escravos para aquele quilombo. Começou, então, ao lado de Ganga Zumba, seu filho, a organização de um Estado negro, que abrangia povoados distintos, confederados sob a direção suprema de um chefe. Dois de seus filhos, Ganga Zumba e Gana Zona tornaram-se chefes dos mocambos mais importantes do quilombo. Aqualtune também teve filhas, a mais velha das quais, chamada Sabina, deu-lhe um neto, nascido quando Palmares se preparava para mais um ataque holandês. Por isso, os negros cantaram e rezaram muito aos deuses, pedindo que o Sobrinho de Ganga Zumba, e, portanto, seu herdeiro, crescesse forte. Para sensibilizar o deus da guerra, deram-lhe o nome de Zumbi. A criança cresceu livre e passou sua infância ao lado de seu irmão mais novo chamado Andalaquituche, em pescarias, caçadas, brincadeiras, ao longo dos caminhos camuflados, que ligavam os mocambos entre si. Garoto ainda, Zumbi conhecia Palmares inteiro. Passam-se os anos e Palmares tornou-se cada vez mais uma potência. Mais de 50.000 habitantes livres, distribuídos em vários mocambos. Zumbi cresceu e casou-se com Dandara."

in Wikipedia

3 Comments:

Anonymous Anónimo said...

é por isso k eu gosto deste blog... :)
ja fikei + culta... desconhecia a historia!!!! ;)
bjinho pa ti socia

terça set. 19, 06:00:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

sim muito interessante...mas quero saber o resto da história!!!

Um abraço

terça set. 19, 06:12:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Ola eu me chamo Aqualtune de Almeida Nascimento sou Brasileira e vivo em São Paulo interior municipio de Cruzeiro/SP.
Bem aqui na minha cidade foi feito um estudo sobre a raça negra em 1996 na escola estadual que eu estudava na 4º serie do ensino fundamental e descobrirão o nome de origem africana, bem foi um fato marcante na minha vida porem tinha 8 anos de idade o busto do Zumbi foi inaugurado pela a raça negra na cidade quem vizita Cruzeiro e ir na Praça da Rua 7 tem la a omenagem a Raça Africana que eu Inaugurei foi documentado na Camara dos Vereadores de Cruzeiro. O fato é veridico.
Sobre a historia de Aqualtune a princesa africana eu gostei muito e gostaria se a redação ai teve-se uma foto dela, para eu guardar como lembrança.

sábado jun. 21, 02:03:00 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home